Dicas de Passeios

Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé que pertence ao Arquipélago de Tinharé junto às ilhas de Cairu e Boipeba, e mais outras 23 ilhotas menores, na chamada Costa do Dendê, na Bahia.

Só por essa localização, já dá para imaginar as belezas naturais e lugares sensacionais para conhecer, não é?

Mas, para facilitar seu planejamento de viagem, selecionamos os melhores passeios pela Ilha de Tinharé que você deveria fazer na sua estadia aqui!

1) Praias da Ilha de Tinharé

Como você já estará na Ilha de Tinharé, certamente deve explorá-la primeiro. E as praias de Morro de São Paulo são incríveis. Já falamos delas aqui nesse outro item.

Você pode ir caminhando entre as praias pela orla, sendo que da Primeira à Quinta são cerca de 9km (2 horas de caminhada). Mas, cuidado com a maré! Se ela subir, há trechos que ficam intransponíveis no retorno pela orla, sendo necessário voltar pelo interior da ilha.

Ainda em Tinharé ficam as praias de Gamboa e Garapuá. O passeio de barco até a primeira tem parada em um paredão de argila que dizem terem poderes terapêuticos; e para a Garapuá é possível ir de quadriciclo, veículo 4x4 ou barco, com parada nas piscinas naturais de Garapuá, sensacionais!

2) Praias da Ilha de Boipeba

Com barco é possível ir até a Ilha de Boipeba, onde há outras praias paradisíacas, muitas desertas e bem rústicas.

A Praia de Moreré é uma das mais conhecidas, pois a alguns metros mar a dentro ficam as piscinas naturais de Moreré, ideais para banho, mergulho com snorkel e aquele relax.

Já a Praia Boca da Barra é a mais movimentada, onde estão concentrados os restaurantes e algumas pousadas.

Mas ainda tem a Praia de Castelhanos, Bainema, Tassimirim e Cueira, todas belíssimas e quase intocadas.

3) Passeio pelo Mangue

O Rio Cairu que corta parte do arquipélago forma em suas margens mangues, que abrigam rica fauna. Há passeios de canoa e caiaque por essas regiões, experiência diferente e inesquecível.

É possível também conhecer um nativo que vive na região e faz o melhor caranguejo no melhor estilo rústico de cozinhar!

Alguns passeios de barco que circulam o arquipélago também passam pelo mangue, mas sem paradas.

4) Observação de Baleias Jubarte

As gigantes do mar vem para a costa da Bahia entre os meses de agosto e novembro para aproveitar as águas mornas e reproduzir. E nesse período é possível vê-las de pertinho em passeios de barco que saem para o alto mar. Experiência única e muito recomendada!

5) Conhecer o Patrimônio Histórico

Nossa ilha tem muita história e você pode caminhar na vila e descobrir os nossos patrimônios, dentre eles a Igreja Nossa Senhora da Luz, a Fonte Grande, a Fortaleza de Tapirandú, o Farol e o O Casarão (que hoje é um restaurante e pousada). 

6) Fazer Esportes e Aventurar-se

Na Segunda e Terceira Praia há a possibilidade de alugar caiaques, pranchas de surf e stand up paddle para os amantes dos esportes náuticos. Uma dica é ir de caiaque até a Ilha de Caitá, que fica pertinho de Morro e tem um visual incrível.

Há ainda a tirolesa, que sai pertinho do Farol, e chega até a Primeira Praia. É a maior tirolesa na água do Brasil com 70 metros de altura e 300 de extensão, levando 26 segundos para dar aquele mergulho! Adrenalina garantida!

7) Apreciar o belo pôr do Sol

Um dos cenários mais clicados em Morro de São Paulo é, sem dúvida, o pôr do sol. As cores mudam e o sol se esconde no mar formando uma paisagem de cinema!

Os melhores lugares para esse momento são junto ao morro do farol, nos barzinhos da subida como a Toca do Morcego e o Bistrô Bossa Nova. A Fortaleza de Tapirandú também é um ótimo lugar, onde pode se ver golfinhos se estiver em dia de sorte!

8) Curtir a noite agitada de Morro de São Paulo

E quem gosta de balada, som ao vivo e ótima gastronomia, Morro é recheado de barzinhos e restaurantes que fazem luaus e festas na areia, principalmente na Segunda Praia. Os agitos começam a partir das 22h e seguem noite à dentro até o amanhecer!


Viu que atividades e passeios não faltam aqui em Morro de São Paulo e arredores, não é? Então, planeje sua estadia para curtir ao máximo as belezas naturais e as praias paradisíacas da nossa ilha!