Veja Como Chegar

Para chegar em Morro de São Paulo há basicamente 3 opções de transfers, que variam pelo tempo de duração da viagem, valor e também pelas condições climáticas que, algumas vezes, impedem uma travessia direta.

1) Travessia Marítima via Catamarã

Essa é opção mais direta para chegar a Morro de São Paulo, pois não tem conexões, e liga Salvador à ilha em apenas 2 (duas) horas.

Porém não recomendamos para pessoas que enjoam muito com o balanço das ondas, pois a viagem é feita em mar aberto e há a possibilidade de ocorrer ondas altas em quase todo o percurso.

Os catamarãs partem do Terminal Marítimo que fica atrás do Mercado Modelo de Salvador, próximo ao Elevador Lacerda.

OBS: pelas condições climáticas, muitas vezes, não é possível fazer a travessia direta. Desta forma, as próprias companhias alteram o percurso, se tornando parte terrestre e parte marítima, que é a segunda opção.

2) Via Terrestre + Marítima

Opção mais barata e a mais tradicional.

Saindo de Salvador há um ferry boat para Bom Despacho. As embarcações que operam este trajeto têm espaço para pedestres e para carros e geralmente fazem o percurso em 1 hora.

- Pedestres

Chegando no terminal de Bom Despacho você deve procurar os ônibus e vans que vão até Valença - os horários dos ônibus estão coordenados com os horários dos ferrys.

Chegando em Valença, pegue um táxi na rodoviária para o cais (o Terminal Hidroviário de Valença), que fica no centro da cidade e ao chegar escolha entre fazer o percurso até o Morro de São Paulo de saveiro ou de lancha rápida - a lancha rápida faz o trajeto em cerca de 40 minutos e o saveiro em cerca de 1:30 horas.

Se escolher pela lancha rápida vai fazer todo percurso desde Salvador à Morro de São Paulo em cerca de 3 horas e meia.

Se for de saveiro, vai fazer o percurso Salvador até Morro de São Paulo em cerca de 4 horas e meia.

- Veículos

Saindo de Bom Despacho, vá até Valença - são 61 km. Em Valença há estacionamentos ao redor do Terminal Hidroviário que cobram diárias (cerca de R$ 30 por dia). Se preferir, pode deixar o carro no atracadouro, pegando a entrada sinalizada logo na chegada da cidade e estacionar o carro por lá. Os valores das diárias costumam ser menores e os barcos para Morro mais baratos.

3) Via Táxi Aéreo

É a forma mais rápida e confortável, porém mais cara também.

Os aviões mono e bi-motores (pequeno porte) suportam de 06 a 08 passageiros e tem limite de bagagem de 15kg por pessoa. Eles saem do Aeroporto Internacional de Salvador e chegam a Morro de São Paulo em aproximadamente 20 minutos.

A pista de pouso em Morro fica dentro de uma pousada na Quarta Praia, e há transfer até a vila, sendo necessário autorização prévia para pouso.


Observação Importante: chegando em Morro de São Paulo é cobrada a Taxa Única de Preservação Ambiental (TUPA) na entrada da ilha. O valor é de R$ 15,00 por pessoa.